INDUSTRIA METALÚRGICA: ADAPTANDO NAS NORMAS AMBIENTAIS.
As indústrias metalúrgicas representam um dos setores mais representativos da economia brasileira, gerando valores sempre expressivos e muitos empregos, mas são pressionadas na mesma proporção quando se trata do atendimento às exigências da legislação ambiental.
A gestão ambiental representa uma das áreas mais importantes para que seja alcançado um equilíbrio entre a máxima produção industrial e a manutenção do meio ambiente.
Uma gestão ambiental eficiente prioriza métodos e práticas que favorecem o uso racional dos recursos naturais, minimizando os impactos ambientais das atividades econômicas e industriais, mas que ao mesmo tempo, proporcione o crescimento industrial.
Com a gestão ambiental, as indústrias metalúrgicas continuam sendo importantes fontes de emprego e desenvolvimento da sociedade, mas para isso precisarão se dedicar a:
-Melhorar a usabilidade de suas matérias-primas;
-Agir de forma mais responsável com relação ao uso de água e energia;
-Investir em tecnologia para armazenar, tratar e descartar de forma segura os diversos resíduos gerados;
Como reduzir os impactos ambientais nas indústrias metalúrgicas?
Vários são os fatores relacionados à gestão ambiental que influenciam diretamente na redução dos impactos ambientais presentes nas indústrias metalúrgicas. Neste sentido, estas indústrias devem agir nas seguintes frentes:
-Identificar quais são os riscos ambientais mais significativos dentro do processo industrial;
-Criar e conduzir um sistema de gerenciamento e planejamento da produção, essencial para controlar o uso da matéria-prima utilizada;
-Tornar os métodos de produção industrial mais eficazes a fim de reduzir a geração de resíduos sólidos e o consumo de matéria-prima;
-Realizar um eficiente gerenciamento de resíduos sólidos gerados durante o processo produtivo, buscando segregar, acondicionar e dar destinação correta ao resíduo;
-Buscar reciclar os resíduos de aço decorrentes do processo industrial metalúrgico;
-Promover o treinamento de funcionários, conscientizando-os a promover ações mais sustentáveis;
Buscar manter constantemente a segurança dos funcionários, com o uso de EPIs e EPCs, além da adoção de equipamentos que captem e extraiam os fumos gerados durante os processos de solda, processos de corte , processos de esmerilhamento e etc.
-Realizar auditorias anuais, responsáveis por avaliar os critérios ambientais preestabelecidos, fazendo a organização se dedicar e adaptar-se constantemente a evolução.
Com estas ações, as indústrias metalúrgicas certamente conseguirão reduzir os impactos ambientais decorrentes de seus processos, além de melhorar sua imagem perante toda a sociedade.
EXATUS ENGENHARIA A CONSULTORIA